quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mais desgelo...

A ‘Passagem do Noroeste’, a via que liga o Atlântico norte ao norte do Pacífico, esteve pela primeira vez livre de gelo durante um Inverno – foi em 2007! A esta referência do livro ‘Os Novos Exploradores Lusos e a Aventura dos Sentidos’ (Bubok.pt, 2011), seguia-se um comentário do Dr. John Gerrard, geomorfologista e Presidente da Fundação Mount Everest, que dizia não haver muitas dúvidas de que “a maioria dos glaciares estão a retrair-se a uma percentagem elevada. Isto terá repercussões a médio prazo no abastecimento de água mas pode ter impacto mais imediato ao nível das catástrofes naturais.”

Agora, em Julho deste ano, registou-se o desaparecimento de 97% da capa de gelo que cobre a Groenlândia! O fenómeno ocorre sempre no verão mas não há registos de que alguma vez tenha tido esta magnitude. Desta vez, segundo as observações via satélite, o fenómeno consomou-se em apenas alguns días!
A NASA acrescentou que o desgelo "se extendeu rapidamente" e, enquanto a 8 de Julho os satélites mostravan que afectaba cerca de 40% da superficie, quatro dias depois 97% da superfície tinha derretido! Os investigadores ainda não determinaram como este desgelo massivo afectará a subida do nível do mar e a perda de massa de água da ilha (segundo http://www.clarin.com/medio_ambiente/inedito-derritio-completo-cubre-Groenlandia_0_743325841.html, de 25.07.12). Que é como quem diz: ‘não determinaram a gravidade das consequências’. Mas é melhor mesmo passar a contar com elas!

Sem comentários:

Enviar um comentário