quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Feiticeiros... what next!?

Primeiro, a ‘Passagem do Noroeste’ - livre de gelo durante o Inverno de 2007. No final de 2011 o Ártico estava 2 milhões de km2 mais pequeno do que no final do século XX. Depois, um artigo da revista Visão (http://visao.sapo.pt/artico-em-vias-de-extincao=f685032) mostrava a comparação do volume do gelo do Ártico desde 1979. Em Julho de 2012, registou-se o desaparecimento de 97% da capa de gelo que cobre a Groenlândia! Não há registos de que alguma vez o fenómeno tenha tido esta magnitude. Segundo a NASA, enquanto a 8 de Julho os satélites mostravam que 40% da superfície fora afectada, quatro dias depois 97% da superfície tinha derretido (http://www.clarin.com/medio_ambiente/inedito-derritio-completo-cubre-Groenlandia_0_743325841.html, de 25.07.12)!
Nos últimos 5 anos, Groenlândia e Antártida perdem 3 vezes mais gelo do que na década de 1990 (TSF, 29.11.12).

Agora, um novo estudo por 47 especialistas de 26 centros internacionais comprova a realidade dos factos! Agora, a WWF fala de fundos de compensação para as consequências produzidas em países do terceiro mundo!
Isto só me recorda a frase de Clara Pinto Correia (em ‘A maravilhosa aventura da vida’): “Esta nossa tendência para aprendizes de feiticeiro que provoca resultados adversos quando menos se espera requer urgentemente uma pausa para pensarmos na forma inconsequente e arrogante como lidamos com o nosso planeta”. Apesar de recebermos cada vez “mais avisos de que isso só vai dar-nos cabo da vida”, continuamos com constantes testes aos limites do planeta.

Seguem-se as florestas!?

Este blogue termina aqui as suas 'funções', com a expectativa de que a evidência dos números e a respetiva mensagem tenham chegado a 'alguém', pelo menos, e de que possa contribuir para a alteração de comportamentos num futuro próximo.

Os dados relativos ao impacto das alterações climáticas nas florestas (bem como eventuais actualizações relativas a glaciares), com a respetiva mensagem de alerta, passarão a ser divulgados no blogue: http://travessiaoceanica.blogspot.com.
Este projeto, já em andamento, prevê a travessia do Atlântico num barco a remos, em solitário, para chegar até ao Brasil onde será feita a 'ponte' para a realidade da Amazónia. Espero que acompanhem!

Sem comentários:

Enviar um comentário